Tudo começou com mais uma premiação de um festival; algumas horas de gravação em um grande estúdio do Recife era a recompensa que a Babi Jaques e Os Sicilianos tinha recebido ao chegar à final de mais uma mostra competitiva. A partir de então, se iniciou um processo discussões sobre o uso que se daria ao prêmio conquistado. Muitas possibilidades foram levantadas e após um longo período de diálogo, uma ideia foi finalmente escolhida.
A iniciativa contemplava a parceria entre artistas e amigos que queriam construir e difundir arte de forma conjunta. Desta feita, o passo seguinte consistia em explicar, aos que seriam envolvidos no projeto, do que se tratava a empreitada. Curiosamente, as ideias apresentadas aos futuros parceiros se ativeram mais as questões subjetivas, como os vários motivos para se fazer essa história, do que aos processos práticos para sua execução, que, até então, se resumia em o cineasta, escritor, compositor, poeta e roteirista Wilson Freire, com seu olhar, registrar a banda Babi Jaques e Os Sicilianos tocando junto com o Maestro Spok uma nova versão do frevo “Sabe La o Que é Isso”, também conhecido por “Hino dos Batutas de São José”.
Com todo o material em mãos e as gravações, até o momento, concluídas, sentiu-se que tão importante quanto registrar esta parceria, seria trazer à tona os motivos dela acontecer. Aliando os argumentos apresentados inicialmente para a cooptação dos parceiros com uma discussão acerca das tradições, o diretor e roteirista do filme iniciou a construção dos caminhos que os diálogos presentes no documentário percorreriam mais tarde. Nesse processo, mais e mais pessoas foram sendo instigadas e provocadas; suas experiências, vivências, impressões, opiniões, imagens e historias se tornaram a própria construção da narrativa do, agora, documentário.
Antes de tudo e acima de qualquer coisa, o video documentário “Sabe La o que é isso” é fruto da inquietação de artistas e de seres humanos que desejam compartilhar conhecimento e difundir seu modo de enxergar o mundo. Apresentando, com isso, formas de se produzir arte com pouco orçamento e grande poder de liberdade criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário